quinta-feira, 30 de abril de 2009



“Dança e pára a dança”




Objectivo:


Trabalhar o ritmo (com esta actividade, podemos também trabalhar a reacção, o equilíbrio e a orientação espacial).


Escalão Etário:

4 anos

Actividade



  • Escolher uma cassete ou CD de música de dança bem ritmada;


  • Colocar as crianças no centro da sala à espera que a música comece;


  • Pedir às crianças, para dançarem assim que ouvirem a música, consoante o seu ritmo;


  • Pedir às crianças que parem assim que pára a música, ficando na mesma posição até recomeçar a música;


  • A actividade finaliza assim que a música terminar.

Variantes:


1º Variante:


Ficar imóvel, na mesma posição, quando pára a música.


2º variante:


Sempre que a música parar pedir às crianças para dançarem de outra forma, por exemplo em pares.


3º Variante:


Assim que deixam de ouvir a música sentam-se na sala.


NOTA: neste blog tens diversas musicas, onde podes escolher.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Lavar os dentes

Avô Cantigas - A, E, I, O, U


O comboio rápido

Objectivo:



Desenvolver o espírito de grupo e a capacidade de reacção, capacidade de equilíbrio, capacidade espacial e capacidade de coordenação óculo-manual.

Escalão Etário:

1º Ciclo


Actividade:


Os alunos colocam-se em fila, mantendo uma distância razoável entre si e de pernas afastadas passam uma bola para os companheiros. Ganha a equipa mais rápida a passar o objecto para o jogador que inicialmente tinha a bola.

Variantes:

1ª Variante:

Os alunos colocam-se numa fila e passam a bola por baixo das pernas, quando chegar ao último aluno da fila este terá de fazer rolar a bola para voltar ao jogador inicial. O jogo terminará quando o jogador inicial tiver a bola.

2ª Variante:


Os alunos colocam-se numa fila e passam a bola por baixo das pernas e de seguida por cima da cabeça. Quando chegar ao jogador inicial o jogo terminará.

3ª Variante:


Os alunos colocam-se numa fila e passam a bola pela sua mão esquerda e recebe com a sua mão direita e assim sucessivamente, até voltar ao jogador inicial, ai o jogo terminará.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Baratinha

A Corrida Doida

Objectivo:

Desenvolver o espírito de grupo e a capacidade de reacção.

Escalão Etário:

1º Ciclo (3º e 4º ano)

Actividade:

Numa estafeta com duas ou mais equipas, dependendo do número de alunos da turma, os alunos terão de percorrer um percurso, tocando no companheiro para que este possa realizar a sua corrida.

Variantes:
1ª Variante:
aplicando uma habilidade motora (correr)


Em corrida os alunos terão de percorrer um percurso de ida e volta contornando um cone, onde à sua chegada terá de tocar no companheiro de equipa para que este possa partir e realizar o mesmo percurso. O jogo terminará quando todos os elementos do grupo tiverem realizado o percurso e ganhará a equipa que chegar primeiro.

2ª Variante: aplicando uma posição corporal ( sentado)


Os alunos terão de realizar o mesmo percurso com a variante de terem que partir na posição sentada. A partida será feita ao sinal do professor.

3ª Variante: aplicando um material diferente (corda)


Os alunos terão de realizar o mesmo percurso com a variante de terem que percorrer o percurso saltando à corda.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Marcha do soldado cabeça de papel


Estafetas por um dia

Objectivo:


Desenvolver a coordenação segmentar, espírito de grupo, a capacidade de equilíbrio, de orientação espacial, de coordenação óculo-manual.

Escalão Etário:


1º Ciclo

Actividade:


Duas ou mais equipas em filas paralelas de partida e a cada aluno será entregue uma bola. O objectivo do jogo é que os alunos no fim do percurso depositem as bolas num saco. Ganhará a equipa que mais rápido colocar as bolas no saco.

Variantes:
1ª Variante:


Os alunos terão de transportar as bolas em cima de uma bandeja e depositarem-nas nos sacos.

2ª Variante:

Os alunos terão de transportar as bolas entre os pés, dando saltos de coelho.

3ª Variante:

Os alunos terão de levar as bolas gatinhando e somente podem empurrar com a cabeça.

O coelho na toca


Objectivo:


Desenvolver o espírito de grupo e a capacidade de orientação espacial e a capacidade de reacção.

Escalão Etário:


1º Ciclo (1º e 2º ano)

Actividade:


Existe um caçador na floresta à procura de coelhos para o almoço. Para escaparem, os coelhos tem que fugir para as suas tocas, que estão espalhadas pela floresta com a forma de arcos. Se algum coelho não estiver na toca e o caçador tocar-lhes, estes fingem de mortos, mas só se podem mexer quando algum coelho amigo o trazer pela mão e aí, puderam fugir cada um para uma toca.

Variantes:
1ª Variante:


Existe um caçador que perseguirá os coelhos, estes quando dentro de uma toca, o caçador não os verá, ou seja, o caçador não os pode caçar.

2º Variante:


O caçador chamou mais um amigo para o ajudar na caçada.

3º Variante:

O caçador para tramar os coelhos começou a tapar as tocas, e ao longo da caçada as tocas irão desaparecer, mas o caçador distraiu-se e ficou uma toca por tapar. Desta vez o caçador zangado com as fugas anteriores dos coelhos começou a matá-los, logo quando tocava nos coelhos eles morriam. O jogo terminará quando restar um coelho vivo e este estiver na única toca que ficou por tapar, esse será o coelho vitorioso.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Primeira sujestão

Bolas Bailarinas

Objectivo:


Desenvolver a coordenação segmentar, espírito de grupo, a capacidade de equilíbrio, de ritmo e de diferenciação cinestésica.

Escalão Etário:


1º Ciclo

Actividade:

Aos pares, terão de dançar ao som da música da forma como mais gostarem de se expressar em relação ao som.

Variantes:
1ª Variante:
aplicando um material (balão)

Organizando-se aos pares e equilibrando um balão na testa, os alunos dançam ao som da música. Vencerá o par que não deixar cair o balão. À medida que forem deixando cair a bola, cada par (numa zona à parte), terá de dançar sem bola e apoiando os colegas.

2ª Variante: aplicando um material (bola de ténis)


Organizando-se aos pares e equilibrando uma bola de ténis na testa, os alunos dançam ao som da música. O jogo termina quando encontrado um vencedor. À medida que forem deixando cair a bola de ténis, cada par (numa zona à parte), terá a oportunidade de experimentar de novo a mesma situação, mas não contando para o vencedor.

3ª Variante: aplicando um material (laranja)


Organizando-se aos pares, equilibrando uma laranja na testa, os alunos dançam ao som da música. O jogo terminará quando encontrado o vencedor. À medida que forem deixando cair a laranja, cada par (numa zona à parte), terá a oportunidade de repetir o exercício, mas sem existir um vencedor.