quinta-feira, 28 de maio de 2009


“Nadar no mar”


Idade: 4 anos

Objectivo: trabalhar o equilíbrio. (nesta actividade desenvolve-se também a imaginação)

Materiais: cartolina com o desenho do mar; colchões.

Instruções:
Cada criança tem um colchão, colocando-se em cima do mesmo;


As crianças executam movimentos de braços do estilo “bruços”, com o tronco inclinado para a frente.


Pede-se às crianças que elevem uma perna à retaguarda, juntamente com o movimento anterior;


De olhos fechados (por causa da água salgada), quem consegue nadar em equilíbrio?


A educadora circulando entre as crianças verifica quem tenta esforçar-se e quem faz bem, colocando-lhes no peito uma, medalha “de papel”.

Variantes:


Execução dos braços como faz a rã (abrir e fechar);


A perna elevada é retaguarda imitando a rã a nadar, (abrir e fechar);


Com os braços e com a cabeça tentar imaginar um mergulho. Com os movimentos dos braços e das pernas.



Cuidados a ter: Uma criança que não tenha equilíbrio, ao cair, certificar que ela está em cima de colchões, estar sempre atenta para qualquer movimento estranho, para não se magoar.

quarta-feira, 20 de maio de 2009


“Bater os pés”


Objectivo: trabalhar a capacidade rítmica.


Escalão Etário:


1º Ciclo (4anos)

Materiais: Tamborim ou palmas

Actividade:



  • As crianças colocam-se na sala, a educadora toca tamborim ou palmas, pede-se às crianças que ouçam o ritmo;


  • As crianças batem os pés andando, marcando passo e procurando acertar com o ritmo.


  • A educadora vai alterando o ritmo, umas vezes mais rápido, outras mais lentas, para que todas as crianças percebam a batida e batam os pés ao som do ritmo.


  • A educadora vai parando alternadamente a batida para que todos apreciem o silêncio e que recomecem ao ritmo.


Variantes:


1ª Variante:



Bater com os pés e com as mãos ao mesmo tempo.

2ª Variante:



Na marcha da batida, baterem só com um pé (pé coxinho).


3ª Variante:



Consoante o ritmo abrir as pernas e fechar (tipo a tesoura).

Cuidados a ter: certificar-nos que a sala não tem obstáculos, para que todas as crianças possam marchar à vontade.

quinta-feira, 14 de maio de 2009






“A batata quente”



Objectivo:


Trabalhar a reacção das crianças.

Escalão Etário:


1ºCiclo (4 anos e meio)

Materiais: Bola (batata quente) e espaço amplo.

Actividade:


  • A educadora posiciona as crianças de forma a formarem um círculo;

  • As bolas deverão ser passadas no mesmo sentido, de mão em mão o mais rápido possível, visto serem batatas quentes;

  • Se a criança demorar muito tempo de reacção para passar a batata ela vai queimar a mão, é necessário demorar pouco tempo de reacção;

  • Se tal acontecer é necessário tratar das queimaduras, para isso recomeça-se o jogo com as bolas em posições diferentes.

Variantes:


1ª Variante:


Lançar a batata por de traz da cabeça;


2ªVariante:


Nas posições as crianças lançam a batata de pé – coxinho;

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Arcos Loucos

Objectivo:

Desenvolver o espírito de grupo, a orientação espacial e equilíbrio.

Escalão Etário:

1º Ciclo (3º e 4º ano)

Actividade:

Os alunos frente a frente com um arco, terão de fazer com que este chegue ao companheiro a rolar.

Variantes:
1ª Variante:
aplicando uma posição corporal ( de pé)


O aluno de pé e frente a frente com o companheiro, terá de fazer com que o arco chegue a rolar ao colega.

2ª Variante: aplicando uma posição corporal ( sentado)


O aluno sentado terá de fazer com que o arco chegue ao companheiro da frente.

3ª Variante: aplicando uma habilidade motora ( correr)

Com um banco comprido e de frente para os dois alunos, estes terão que realizar uma estafeta com os arcos, percorrendo um percurso de ida e volta com o arco ao seu lado e à sua chegada entrega-o ao companheiro. Vencerá o par que chegar em primeiro lugar.